Deixe o seu texto que queira ver publicado, sugestão ou opinião em cascaisprimeiro@gmail.com

segunda-feira, janeiro 19, 2009

XXIII Congresso do CDS

Realizou-se este fim-de-semana, nas Caldas da Rainha, o 23º congresso do CDS-Partido Popular.
No arranque de um exigente ano político que inclui eleições Europeias, Legislativas e Autárquicas, o congresso marcou a diferença pelos meios utilizados sendo inclusivamente transmitido em directo e com reacções através do sitio Parlamento Global.
Também o blog 31 da armada apostou numa cobertura do congresso para a blogosfera. E alguns dos congressistas, como o deputado e agora porta-voz da Comissão executiva do partido, Pedro Mota Soares utilizaram redes sociais como o twitter ou o facebook para difundir e comentar as várias ideias que foram surgindo ao longo do congresso.
Paulo Portas, depois de ter reunido 95% dos votos nas últimas eleições directas, viu a sua liderança reforçada pelos congressistas com a sua proposta de orientação política a receber 360 votos favoráveis, contra 48 dos delegados a optarem pela proposta - AR Novo CDS. A proposta O caminho certo, subscrita por Manuel Queiró, reuniu 4 e registaram-se 4 abstenções.
Um questão que levantou polémica e arrastou-se pela noite dentro foi a proposta de alteração dos Estatutos pela Juventude Popular que preconizava o fim da eleição directa do presidente do Partido.
Dos 524 votantes, 323 delegados votaram a manutenção do actual regime de directas seguido de congresso, 190 contra e 11 abstenções.

De referir que João Sande e Castro, presidente da Mesa do Plenário de Cascais foi eleito para a Comissão Política Nacional. Também Pedro Silva, Presidente da Junta de Freguesia de Cascais, foi eleito secretário da Mesa do Conselho Nacional e André Cortez, membro da Junta de Freguesia do Estoril foi eleito para o Conselho Nacional pelas Listas apresentadas por Paulo Portas.

Sem comentários: